Aula inaugural:
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Apresentação da professora
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Mapa de sala
Regras: respeito, responsabilidade, capricho.
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Dinâmica (mímica com cabo de vassoura). Objetivos: enfrentamento de situação e criatividade.
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Roteiro de estudo
Introdução aos estudos
históricos
Leitura do texto: A
importância da história (pág. 10)
Conclusão: “Quando
conhecemos o nosso passado, podemos entender melhor o no nosso presente e
planejar mudanças para o futuro.”
Tema 1: O trabalho do
historiador
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A palavra “história” tem origem na língua grega e significa
investigação.
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Atualmente, podemos dizer que “história” significa um
conhecimento sobre fatos do passado.
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Historiador é a pessoa que investiga o passado e produz um
conhecimento a partir de vestígios deixados por pessoas que viveram em outras
épocas, como por exemplo: imagens, livros, objetos, cartas, pinturas,
depoimentos, etc.
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Esses vestígios são chamados de “fontes históricas” que
podem ser materiais (tudo o que é concreto: fotos, roupas, monumentos, livros,
etc.) e imateriais (músicas, lendas, crenças, relatos orais, etc.).
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Antigamente os historiadores pensavam que tudo o que estava
escrito a respeito de um assunto deveria ser considerado como uma verdade
absoluta, ou seja, deveria haver uma versão única e definitiva sobre o
acontecimento.
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Atualmente, sabe-se que não existem verdades absolutas e
sim versões históricas, pois acreditam que existem visões diferentes a respeito
de um fato.
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Para estudar sobre algum tema, o historiador pode recorrer
a outras áreas do conhecimento, como a arqueologia, a antropologia, a
sociologia, a geografia e a economia.
Tema 2: O tempo e a história
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Nos tempos mais antigos, os homens observavam a natureza e
tinham consciência da passagem do tempo através dessa observação.
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Aos poucos, foram criando unidades de medida do tempo, como
a hora, dia, mês, ano, século. Para isso, inventaram os relógios e os
calendários, que foram sendo aperfeiçoados ao longo do tempo.
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Cada povo possui um calendário próprio, e os mais
conhecidos são:
Calendário cristão: inicia com o
nascimento de Cristo (a.C. e d.C.)
Calendário judaico: tem início no ano
3760 a.C., ano da criação do mundo, segundo a crença dos judeus.
Calendário muçulmano: inicia no ano 622 do
calendário cristão (ano da Hégira – fuga de Maomé)
Atividade em sala:
Fazer no caderno os
números romanos de I a XXI
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Século: conjunto de 100 anos.
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Podemos organizar o calendário em séculos, ou seja, em grupos
de 100 anos.
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No calendário cristão, o séc. I vai do ano 1 ao ano 100, o
séc. II vai do ano 101 ao ano 200 e assim por diante.
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Para sabermos a que século um determinado ano pertence,
observamos o seguinte:
1º) Quando o ano terminar em 00 (dois zeros), é só
eliminá-los e o número que sobrar indicará o século.
Ex: ano 1200 = séc. XII
2º) Quando o ano não terminar em dois zeros, é só
eliminar os dois últimos algarismos e somar 1 ao número que sobrou e teremos o
século.
Ex: 1995 19+1=20
= séc. XX
oi tia sou a anna luiza do 6ºa....
ResponderExcluirOi tia, é o Philipe do 6º A obrigado pelo blog de aprendizado! E o Cristiano mandou um abraço!
ResponderExcluirprofessora sou eu giovanna sua aluna do 6 A ADOREI SEU BLOG É D+!!! bjs!! gigi.
ResponderExcluiroiiiiii
ResponderExcluirprofessora sou eu camilly sua aluna do 6 A ADOREI SEU BLOG É D+!!! bjs!!
ResponderExcluirOi professora sou eu a Natália do 6 ano A amei seu blog, muito legal D++++++++++++++!!!!! Bjos!!
ResponderExcluirObrigada pelos comentários, turminha do 6º A.
ResponderExcluirOi Professora Adorei sua Nova Postagem,seu Blog esta Muito legal.....esta ajudando muito neste resumo estou adorando.Está um sucesso !!!!! bjos sua Aluna Gabriela do 6 B
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