quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

6º A e B - 1ª postagem Roteiro de Estudo - 29/01/2014

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Aula inaugural:
·         Apresentação da professora
·         Mapa de sala
      Regras: respeito, responsabilidade, capricho.
 ·         Dinâmica (mímica com cabo de vassoura). Objetivos: enfrentamento de situação e criatividade.
·         
Roteiro de estudo
Introdução aos estudos históricos
Leitura do texto: A importância da história (pág. 10)
Conclusão: “Quando conhecemos o nosso passado, podemos entender melhor o no nosso presente e planejar mudanças para o futuro.”
Tema 1: O trabalho do historiador
·       A palavra “história” tem origem na língua grega e significa investigação.
·       Atualmente, podemos dizer que “história” significa um conhecimento sobre fatos do passado.
·       Historiador é a pessoa que investiga o passado e produz um conhecimento a partir de vestígios deixados por pessoas que viveram em outras épocas, como por exemplo: imagens, livros, objetos, cartas, pinturas, depoimentos, etc.
·       Esses vestígios são chamados de “fontes históricas” que podem ser materiais (tudo o que é concreto: fotos, roupas, monumentos, livros, etc.) e imateriais (músicas, lendas, crenças, relatos orais, etc.).
·       Antigamente os historiadores pensavam que tudo o que estava escrito a respeito de um assunto deveria ser considerado como uma verdade absoluta, ou seja, deveria haver uma versão única e definitiva sobre o acontecimento.
·       Atualmente, sabe-se que não existem verdades absolutas e sim versões históricas, pois acreditam que existem visões diferentes a respeito de um fato.
·       Para estudar sobre algum tema, o historiador pode recorrer a outras áreas do conhecimento, como a arqueologia, a antropologia, a sociologia, a geografia e a economia.
Tema 2: O tempo e a história
·       Nos tempos mais antigos, os homens observavam a natureza e tinham consciência da passagem do tempo através dessa observação.
·       Aos poucos, foram criando unidades de medida do tempo, como a hora, dia, mês, ano, século. Para isso, inventaram os relógios e os calendários, que foram sendo aperfeiçoados ao longo do tempo.
·       Cada povo possui um calendário próprio, e os mais conhecidos são:
Calendário cristão: inicia com o nascimento de Cristo (a.C. e d.C.)
Calendário judaico: tem início no ano 3760 a.C., ano da criação do mundo, segundo a crença dos judeus.
Calendário muçulmano: inicia no ano 622 do calendário cristão (ano da Hégira – fuga de Maomé)

Atividade em  sala:
Fazer no caderno os números romanos de I a XXI

·       Século: conjunto de 100 anos.
·       Podemos organizar o calendário em séculos, ou seja, em grupos de 100 anos.
·       No calendário cristão, o séc. I vai do ano 1 ao ano 100, o séc. II vai do ano 101 ao ano 200 e assim por diante.
·       Para sabermos a que século um determinado ano pertence, observamos o seguinte:
1º) Quando o ano terminar em 00 (dois zeros), é só eliminá-los e o número que sobrar indicará o século.
Ex: ano 1200 = séc. XII
2º) Quando o ano não terminar em dois zeros, é só eliminar os dois últimos algarismos e somar 1 ao número que sobrou e teremos o século.


Ex: 1995    19+1=20   = séc. XX

8 comentários:

  1. Oi tia, é o Philipe do 6º A obrigado pelo blog de aprendizado! E o Cristiano mandou um abraço!

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  2. professora sou eu giovanna sua aluna do 6 A ADOREI SEU BLOG É D+!!! bjs!! gigi.

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  3. professora sou eu camilly sua aluna do 6 A ADOREI SEU BLOG É D+!!! bjs!!

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  4. Oi professora sou eu a Natália do 6 ano A amei seu blog, muito legal D++++++++++++++!!!!! Bjos!!

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  5. Obrigada pelos comentários, turminha do 6º A.

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  6. Oi Professora Adorei sua Nova Postagem,seu Blog esta Muito legal.....esta ajudando muito neste resumo estou adorando.Está um sucesso !!!!! bjos sua Aluna Gabriela do 6 B

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