quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

7º A e B - 1ª postagem Roteiro de Estudo - 29/01/2014

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Aula inaugural:
·         Apresentação da professora
·         Mapa de sala
·          Regras: respeito, responsabilidade, capricho.
      Dinâmica (mímica com cabo de vasoura). Objetivos: enfrentamento de situação e criatividade.

Roteiro de estudo
Revisão da Unidade 8: A crise do Império Romano
A mensagem do cristianismo
·       Herança dos romanos: as línguas neolatinas ou românicas (principalmente português, espanhol, italiano e romeno) e o cristianismo.
·       Cristianismo: religião que tem como base a crença no personagem Jesus Cristo.
·       Jesus nasceu cerca de 2000 anos atrás em Belém, localizada na atual Palestina, antiga Judeia, região que era uma província romana. Passou sua infância na cidade de Nazaré, por isso, referimo-nos a ele como Jesus de Nazaré.
·       Os ensinamentos de Jesus estão ligados ao monoteísmo, à igualdade de todos perante Deus, à solidariedade (amor ao próximo e compaixão) e à humildade.
·       Fonte histórica principal: Bíblia (Novo Testamento/Evangelhos).
·       Judeus: monoteístas, criticavam Jesus, que se dizia Messias, enviado de Deus.
·       Romanos: politeístas, condenaram Jesus com receio de que ele incitasse seus seguidores contra o Império Romano.
·       Perseguido e preso, foi julgado e condenado pelo administrador romano da Judeia, Pôncio Pilatos, a morrer na cruz.
·       Jesus deixou muitos seguidores, entre eles, os apóstolos que divulgaram seus ensinamentos por todo o Império Romano.
·       Os seguidores de Cristo foram acusados pelos romanos de trair o Estado e desrespeitas as tradições, por isso foram perseguidos e mortos pelas autoridades romanas.
Século III: uma época de crises
·       Com a diminuição das guerras de conquistas, muitas províncias romanas enriqueceram, passando a ter influência no Senado.
·       Por outro lado, houve redução da mão de obra escrava e a Península Itálica começou a sofrer forte concorrência econômica com as províncias.
·       Na tentativa de defender as fronteiras do Império contra os povos bárbaros, os romanos tiveram muitas despesas, o que levou a um aumento de tributos. Muitos moradores das cidades, por conta disso, refugiaram-se no campo, onde os impostos eram menores.
·       Com a crise pela falta de alimentos provocada pela escassez de mão de obra e os altos preços dos produtos, aconteceram violentas rebeliões em Roma.
A ruralização da Europa
·       A crise do Império Romano provocou o processo de ruralização, ou seja, as pessoas que viviam nas cidades foram se viver na zona rural.
·       A partir do séc. III os camponeses trabalharam como colonos, isto é, cultivavam uma parcela da terra de um proprietário e pagavam-lhe com parte do que produziam.
·       No final do séc. IV, uma nova lei estabeleceu que os colonos ficavam proibidos de abandonar as terras. Sendo assim, os colonos passaram à condição de servos, ou seja, pessoas fortemente ligadas à terra, dependentes do senhor (proprietário) e sujeitas a várias obrigações, entre elas, o pagamento de vários impostos.
·       Nessa época, havia poucos trabalhadores livres e escravos.





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