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Aula inaugural:
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Apresentação da professora
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Mapa de sala
· Regras: respeito, responsabilidade, capricho.
Dinâmica (mímica com cabo de vasoura). Objetivos: enfrentamento de situação e criatividade.
Roteiro de estudo
Revisão da Unidade 8: A crise do Império Romano
A mensagem do cristianismo
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Herança dos romanos: as línguas neolatinas ou românicas (principalmente
português, espanhol, italiano e romeno) e o cristianismo.
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Cristianismo: religião que tem como base a crença no
personagem Jesus Cristo.
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Jesus nasceu cerca de 2000 anos atrás em Belém, localizada
na atual Palestina, antiga Judeia, região que era uma província romana. Passou
sua infância na cidade de Nazaré, por isso, referimo-nos a ele como Jesus de
Nazaré.
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Os ensinamentos de Jesus estão ligados ao monoteísmo, à
igualdade de todos perante Deus, à solidariedade (amor ao próximo e compaixão)
e à humildade.
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Fonte histórica principal: Bíblia (Novo
Testamento/Evangelhos).
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Judeus: monoteístas, criticavam Jesus, que se dizia
Messias, enviado de Deus.
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Romanos: politeístas, condenaram Jesus com receio de que
ele incitasse seus seguidores contra o Império Romano.
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Perseguido e preso, foi julgado e condenado pelo
administrador romano da Judeia, Pôncio Pilatos, a morrer na cruz.
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Jesus deixou muitos seguidores, entre eles, os apóstolos
que divulgaram seus ensinamentos por todo o Império Romano.
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Os seguidores de Cristo foram acusados pelos romanos de
trair o Estado e desrespeitas as tradições, por isso foram perseguidos e mortos
pelas autoridades romanas.
Século III: uma época
de crises
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Com a diminuição das guerras de conquistas, muitas
províncias romanas enriqueceram, passando a ter influência no Senado.
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Por outro lado, houve redução da mão de obra escrava e a
Península Itálica começou a sofrer forte concorrência econômica com as
províncias.
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Na tentativa de defender as fronteiras do Império contra os
povos bárbaros, os romanos tiveram muitas despesas, o que levou a um aumento de
tributos. Muitos moradores das cidades, por conta disso, refugiaram-se no
campo, onde os impostos eram menores.
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Com a crise pela falta de alimentos provocada pela escassez
de mão de obra e os altos preços dos produtos, aconteceram violentas rebeliões
em Roma.
A ruralização da
Europa
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A crise do Império Romano provocou o processo de
ruralização, ou seja, as pessoas que viviam nas cidades foram se viver na zona
rural.
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A partir do séc. III os camponeses trabalharam como
colonos, isto é, cultivavam uma parcela da terra de um proprietário e
pagavam-lhe com parte do que produziam.
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No final do séc. IV, uma nova lei estabeleceu que os
colonos ficavam proibidos de abandonar as terras. Sendo assim, os colonos
passaram à condição de servos, ou seja, pessoas fortemente ligadas à terra,
dependentes do senhor (proprietário) e sujeitas a várias obrigações, entre
elas, o pagamento de vários impostos.
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Nessa época, havia poucos trabalhadores livres e escravos.
De boa ajuda o seu blog professora parabéns!
ResponderExcluirQuem é você, E.s.u.s.b? Um anônimo no meu blog... rsrsrs
Excluiroi
ResponderExcluiroi chisrtian como vc esta
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