quarta-feira, 23 de abril de 2014

7º A e B – 10ª postagem Roteiro de Estudo – 23/04/14

Tema 4: A África dos reinos islamizados (pág. 50)

A África antes dos europeus

No ano 1000 existiam na África povos nômades e povos sedentários.
No sul do deserto do Saara formaram-se grandes reinos cuja atividade principal era o comércio, principalmente realizados com mercadores muçulmanos vindos do norte, conhecidos por marabutos, que negociavam ouro, noz-de-cola (ver gravura pág. 51), marfim, resinas, peles, etc.
Os marabutos apresentaram aos habitantes desses reinos africanos o islã.

As sociedades sahelianas (pág. 51)

“Sahel” significa margem ou borda. Na África, o Sahel é a faixa de terra situada ao sul do deserto de Saara. Ali desenvolveram-se cidades, como Djenne e Timbuctu.
Nessa região a existência de rios como Senegal, Gâmbia e Níger foram importantes para o cultivo do milhete, sorgo e arroz, além da pesca e circulação de marcadorias.

O Reino de Gana: a terra do ouro

Sendo o mais antigo dos reinos sahelianos, o Reino de Gana cresceu a partir do ano 300 até o século X. A existência de grande quantidade de ouro nessa região atraiu mercadores que trocavam o metal por sal, utilizado na conservação de alimentos. (ver mapa da pág. 51)
Divulgado pelos marabutos, o islã tornou-se uma religião bastante influente no Reino de Gana.

O Império do Mali (pág. 53)

Na mesma região do Reino de Gana, porém alguns séculos depois (XIII), desenvolveu-se o Império do Mali, que também adotou a religião do islã.
Enquanto o rei (mansa) e sua corte ostentavam uma grande riqueza, o povo do Mali vivia em vilarejos, habitando casebres de barro.
Observar a gravura da pág. 54.

O Império Songhai (pág. 55)

O Reino de Gao, cujo povo sunni falava a língua songhai, passou a predominar na região sobre outras sociedades sahelianas, formando o Império Songhai, cuja capital era a cidade de Timbuctu, que tornou-se um importante centro cultural, onde existia a famosa Universidade de Sankore, cujo principal objetivo era transmitir os ensinamentos do Alcorão, além de serem ministradas as disciplinas de lógica, astronomia e história.

Tarefa: pág. 56 (de 1 a 3).


Ler “Em foco” e responder as atividades da pág. 61.


Curiosidade:

O milhete, milho-miúdo, ou ainda painço, é o nome dado a várias espécies cerealíferas produzidas um pouco por todo o mundo para alimentação humana e animal.
          
 sorgo, também chamado milho-zaburro no Brasil, é o 5° cereal mais importante no mundo, antecedido pelo trigo, o arroz, o milho e a cevada. Em Moçambique, constitui um dos alimentos básicos da população.




   

Um comentário: