quinta-feira, 10 de abril de 2014

8º A e B - 8ª postagem Prova Oficial do 1º trimestre e Gabarito - 10/04/14


QUESTÕES FECHADAS:

1. Todas as alternativas contêm afirmações corretas sobre a tributação do ouro nas Minas Gerais no período colonial, exceto:
a) A derrama era a cobrança dos impostos atrasados quando não eram preenchidas as cotas anuais.
b) Os santos do pau oco eram utilizados pelos fiéis em procissões e colocados nos altares das igrejas e serviam apenas como objetos sagrados.
c) O imposto da capitação recaía sobre todo escravo empregado nos trabalhos auríferos.
d) As casas de fundição foram criadas para impedir o contrabando do ouro na colônia.

2. Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi um:
a) conspirador que lutou pela independência de Minas Gerais;
b) líder da irmandade negra de Nossa Senhora do Rosário;
c) poeta português que viveu na região das Minas Gerais.
d) artista que especializou-se em entalhar e esculpir peças em madeira e pedra-sabão;

3. Associe cada número a uma frase.
1 – Casas de fundição
2 – Datas
3 – Quinto
4 – Derrama
5 – Sistema de capitação
(     ) Lotes nos quais eram divididas as minas de outro descobertas pelos mineradores.
(     ) Principal imposto cobrado pela Coroa portuguesa sobre o ouro extraído no Brasil.
(     ) Imposto que estabelecia a cobrança de 17 gramas de ouro por escravo.
(     ) Locais onde o ouro era transformado em barras e onde se recolhia a parte que cabia à Coroa.
(     ) Imposto que obrigava a população mineira a completar com recursos individuais a cota de ouro anual estabelecida pela Coroa.
A sequência correta é:
a) 2 – 3 – 1 – 5 – 4
b) 3 – 2 – 1 – 4 – 5
c) 1 – 4 – 5 – 3  - 2
d) 2 – 3 – 5 – 1 – 4

4. Com relação à faiscação, podemos afirmar que, EXCETO:
a) era um tipo de imposto cobrado pela Coroa portuguesa.
b) eram pequenas lavras de ouro exploradas por apenas um garimpeiro.
c) tornaram-se comuns por volta de 1770, quando já havia um esgotamento das reservas de ouro.
d) permitia que diversos escravos juntassem dinheiro para comprar sua alforria, ou seja, a liberdade.

QUESTÕES ABERTAS:

5. Escreva um pequeno texto sobre o papel desempenhado pelos jesuítas aqui no Brasil.

6. As ruínas de São Miguel (RS) representam a mais bem conservada das missões jesuíticas no Brasil. Identifique o tipo de memória que essas ruínas preservam no sul do Brasil.

Leia o texto e observe a imagem para responder a questão 7.
“A maior parte das representações atuais do paulista do século XVII, seja na pintura, seja na escultura, mostra-o como uma espécie de “pilgrim fathers” (pioneiros norte americanos), em seu traje, com botas altas. Mas, na verdade, eles muito pouca coisa usaram além do chapelão de abas largas, barbas, camisas e ceroulas. Caminhavam quase sempre descalços, em fila indiana, ao longo das trilhas do sertão e dos caminhos dos matagais, embora muitas vezes levassem várias armas. Sua vestimenta incluía, igualmente, gibões de algodão, que se mostraram úteis contra as flechas ameríndias...” (A Idade do Ouro do Brasil. C.R. Boxer)

7. A que figura corresponde a descrição do documento acima? Quais eram os seus principais objetivos?

8. Explique em que consistia:
a) O ouro quintado.
b) A derrama.

9. Em geral, as moradias das cidades mineiras eram muito simples, pequenas e pobres, construídas em barro, madeira ou pedras. Com exceção das famílias ricas que habitavam em sobrados, a população em geral, vivia em casas térreas, com poucas portas e janelas.” (Projeto Araribá: História)
                                       
    
Ouro Preto – casario colonial séc. XVIII

Descreva resumidamente quais eram os costumes familiares nas cidades mineiras.

10. Compare as duas fontes históricas abaixo:
A primeira é uma pintura que retrata a extração do chamado ouro de aluvião, comum na época colonial, na região de Minas Gerais.

Trabalho escravo de origem africana na extração do ouro. Quadro de Johann Moritz Rugendas, séc. XIX

A segunda fonte é um texto do tempo presente, que registra a fiscalização do IBAMA sobre irregularidades na extração de diamantes:
“O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) suspendeu por tempo indeterminado as atividades do garimpo de extração de diamantes no Rio Grande, divisa de São Paulo com Minas Gerais. O órgão constatou que os garimpeiros extrapolam as áreas reservadas para extração e contribuem para a degradação do ecossistema da região. Numa blitz feita na terça-feira, policiais ambientais e agentes do IBAMA apreenderam cinco dragas instaladas em balsas que garimpavam em área proibida.” Chico Siqueira. Jornal A Tarde, 08/12/2005

a)    Qual era a mão de obra mais utilizada na extração do ouro de aluvião durante a época colonial e quais suas condições de trabalho?

b)    Tendo por base a informação da segunda fonte, demonstre a relação da extração de minérios com a questão ambiental na época atual.


GABARITO:

1. B

2. D

3. D

4. A

5. O principal objetivo das missões jesuíticas no Brasil era ensinar e catequizar os nativos. Nas missões os jesuítas impuseram o modo de vida cristão: abandono do politeísmo e crença num só Deus; desvalorização das funções dos pajés; mudança do tipo de moradia; abandono da poligamia e das práticas antropofágicas.

6. As missões jesuíticas representam a época em que os nativos foram aldeados pelos jesuítas. Local onde os jesuítas ensinavam e catequizavam os índios.

7. A figura representa os bandeirantes que tinham por objetivo capturar os índios para a escravidão além de procurar metais e pedras preciosas na colônia.

8. Ouro quintado era o ouro do qual já tinham retirado o imposto de 20% que era enviado a Portugal. Derrama era a cobrança dos impostos atrasados.

9. Eram comuns as visitas entre amigos e familiares e a convivência entre as pessoas era bastante intensa. Nas famílias mais ricas, costumava-se joga cartas, realizar saraus, sempre acompanhados da degustação de codes caseiros. Não havia o costume de se utilizar facas, colheres e garfos nas refeições. Às vezes, nem mesmo utilizavam pratos e as pessoas comiam com as mãos. Era uma sociedade muito religiosa e se organizavam em irmandades, cada qual representando uma classe social: a dos ricos, dos pobres, dos brancos, dos negros.

10. a) A mão de obra mais utilizada na extração do ouro de aluvião era a mão de obra escrava de origem africana.
b) Segundo o texto há uma preocupação com o ecossistema da região onde há garimpo de extração de diamantes, já que os garimpeiros extrapolam as áreas reservadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário