quarta-feira, 12 de março de 2014

7º A e B - 6ª postagem Roteiro de Estudo - 12/03/2014

7º A e B – 6ª postagem Roteiro de Estudo – 12/03/14


Tema 6: O ensino e a cultura na Europa feudal

O Renascimento Carolíngio

  • Até o séc. X o ensino tinha por objetivo a formação religiosa e para tanto eram utilizados textos da Bíblia e de pensadores cristãos, como os de Santo Agostinho.
  • Estudava-se gramática, retórica e dialética (trívio) e aritmética, geometria, astronomia e música (quatrívio).
  • Apenas membros do clero e filhos de nobres frequentavam a escola.
  • No reinado de Carlos Magno, a Bíblia foi revisada e textos gregos e romanos passaram a ser utilizados nas escolas. Chamou-se a essa mudança de Renascimento Carolíngio.
  • O latim era a língua escrita utilizada nos primeiros séculos da Idade Média e aos poucos foi se misturando à dos germânicos, dando origem ao francês, alemão, italiano, espanhol, português, inglês, entre outras.


Guia de Estudo da pág. 8 à 12

Em foco da pág. 32 à 36

Unidade 2: MUNDOS ALÉM DA EUROPA

Tema 1: A Arábia e os árabes

  • A península arábica é dividida em duas partes: a desértica e a litorânea. Os povos antigos que habitavam essas áreas desenvolveram-se com características culturais e econômicas de maneiras diferentes.
  • Deserto: nessas áreas viviam várias tribos de beduínos que não tinham unidade política. Armados, esses grupos controlavam a vida dos agricultores e artesãos dos oásis (pequenas áreas do deserto servidas de fontes de água).
  • Cidades: localizadas nas regiões litorâneas (Mar Vermelho) eram chamadas de Yemmen (Arábia Feliz). A principal atividade econômica era o comércio.


Meca e a religião dos antigos árabes

  • Os árabes acreditavam em vários deuses (politeísmo) e cultuavam objetos considerados sagrados (fetichismo).
  • Na cidade de Meca existia um santuário chamado Caaba, onde se encontrava, entre outros objetos sagrados, a Pedra Negra que, segundo a crença, era branca e tornou-se negra devido aos pecados humanos.
  • A cidade de Meca era um centro de peregrinação e tornou-se um importante centro comercial controlado pela tribo dos coraixitas.


Ver gravuras das págs. 40 e 41

Tema 2: O nascimento e a expansão do islã

  • O profeta Maomé nasceu em Meca por volta de 570 d.C. Trabalhou como comerciante caravaneiro e conheceu diferentes povos e religiões.
  • Em 610, Maomé revelou ter recebido uma missão do arcanjo Gabriel e passou a pregar o monoteísmo (crença em um só deus) entre os árabes.
  • A religião difundida por Maomé recebeu o nome de islã, que significa submissão total a Alá (Deus). Os seguidores do islamismo são chamados de muçulmanos.
  • A religião islâmica tem origem no judaísmo, assim como o cristianismo, já que Maomé seria, segundo a tradição, descendente de Abraão, fundador do judaísmo.


Nasce uma religião

  • Maomé começou sua pregação em Meca, onde destruiu os ídolos adorados na Caaba, tentando convencer os árabes que só existia um único Deus (Alá).
  • Perseguido pelos comerciantes de Meca, Maomé fugiu e refugiou-se na cidade de Yatrib, no ano de 622. Esse episódio ficou conhecido como “Hégira” (exílio) e deu início ao calendário muçulmano. Yatrib passou, então, a se chamar Medina, “a cidade do profeta”.
  • Aos poucos, Maomé convenceu os chefes tribais a aliar-se a ele, unificando as tribos e criando um único Estado Árabe.


O alcorão e a jihad

  • Essa revolução religiosa teve como base o Alcorão (livro sagrado dos muçulmanos) escrito por Maomé para transmitir os ensinamentos de Alá.
  • A partir daí iniciou-se a expansão do islã pelo mundo, através do jihad, que significa “esforço em favor de Deus”, entendido por alguns como “guerra santa”.






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