segunda-feira, 31 de março de 2014

8ª A e B - 7ª postagem "Gabarito da prova mensal de História do 1º trimestre" - 31/03/14

1. D

2. B

3. D

4. C

5. O principal objetivo das missões jesuíticas no Brasil era ensinar e catequizar os nativos.

6. Nas missões os jesuítas impuseram o modo de vida cristão: abandono do politeísmo e crença num só Deus; desvalorização das funções dos pajés; mudança do tipo de moradia; abandono da poligamia e das práticas antropofágicas.

7. A principal razão dos conflitos entre os jesuítas e os colonos foi o apresamento dos índios das missões, utilizados pelos colonos como mão de obra escrava.

8. Os bandeirantes preferiam capturar os índios das missões jesuíticas pois estes estavam acostumados à disciplina do trabalho e conheciam técnicas agrícolas ensinadas pelos jesuítas.

9. Os bandeirantes aprenderam com os índios a se guiar pelos astros, a marcar caminhos golpeando troncos de árvores, a perceber a aproximação de animais, a localizar água potável e construir canoas em um troco só.

10. Até o início do séc. XVIII Recife não tinha ainda o título de vila, o que daria a ela a independência com relação à vila de Olinda. Os comerciantes de Recife, chamados de mascates, passaram a exigir a categoria de vila e o governo português atendeu a essa reivindicação. Os senhores de engenho de Olinda não concordaram e declararam guerra à Recife. A Coroa portuguesa mandou reforços para Recife que, além de ganhar a guerra, tornou-se sede da capitania de Pernambuco, em 1711.


Nenhum comentário:

Postar um comentário