quinta-feira, 20 de março de 2014

7º A e B - 7ª postagem Roteiro de Estudo - 20/03/2014

Os sucessores de Maomé

  • Chamados de califas, os sucessores de Maomé chefiavam os fieis em meio a divergências sobe quem deveria suceder o profeta: seus descendentes ou líderes da comunidade?
  • Após uma série de califados, o islã se expandiu para o Afeganistão, o norte da África (Egito) e a Península Ibérica (Espanha e Portugal), tornando-se um dos maiores impérios em extensão de todos os tempos.
  • No ano de 732, Carlos Martel impediu o avanço árabe no território dos francos (Batalha de Poitiers), o que provocou o enfraquecimento político do império muçulmano.

Ver mapa da pág. 43

  • Com o objetivo de converter os povos conquistados ao islamismo, os muçulmanos ofereciam isenção de impostos, empréstimos e direitos políticos, já que a conversão forçada era proibida pelo Alcorão.


Tema 3: Economia e cultura

  • A expansão muçulmana fez com que os árabes entrassem em contato com vários povos, fazendo com que difundissem seu modo de vida, mas também assimilassem costumes de diferentes culturas.

Exemplos:
  1. Aprimoraram e difundiram os símbolos de 0 a 9, criados pelos indianos, que passaram a ser conhecidos como algarismo indo-arábicos.
  2. Na química, produziram o álcool e o sabão e novas fórmulas para o vidro e o esmalte.
  3. Na medicina, identificaram algumas doenças contagiosas e o modo de evitá-las (higiene).
  4. Literatura: produziram clássicos como as Mil e Uma Noites.
  5. Arquitetura: construíram mesquitas e palácios, além de mercados.
  • As principais atividades econômicas eram: o comércio (artesanato e produtos importados da China e da Índia); agricultura (oliveira, trigo e tâmara) e pastoreio (camelos, cabras e carneiros).


Ver texto “De olho no presente” pág. 46

Ver texto Ontem e hoje pág. 49


Tarefa: pág. 48 e 49






Nenhum comentário:

Postar um comentário