sexta-feira, 22 de agosto de 2014

8º A e B - Prova oficial do 2º trimestre realizada no dia 12/08/14 e respectivo gabarito


Colégio Franciscano
Nossa Senhora Aparecida
 


Nome: _______________________________________________  N.º______  Série: 8º    Turma: _____
Data: 12/08/2014           Profª.  Ana Maria Pimentel de Camargo                  Disciplina: HISTÓRIA
Avaliação Oficial do 2º trimestre                                                                     Nota: ____________
Instruções aos alunos:
- Preencher o cabeçalho corretamente: nome completo, número e turma.
- Ler atentamente todas as questões antes de respondê-las; a interpretação dos enunciados faz parte da avaliação.
- Não serão aceitas respostas a lápis; usar caneta azul escuro ou preta.
- As questões de múltipla escolha rasuradas serão consideradas erradas.
- Não usar corretivo.
- Valor: 8 pontos
Conteúdo:
Unidade 3: Das Revoluções Inglesas à Revolução Industrial
Unidade 4: Revoluções na América e na Europa
Objetivos:
Entender as mudanças ocorridas no processo de produção na Inglaterra e perceber os efeitos dessas mudanças nas relações de trabalho.
Reconhecer no Iluminismo os princípios de igualdade e liberdade que hoje predominam no mundo ocidental.

QUESTÕES FECHADAS:

1. Sobre o Iluminismo é correto afirmar:
a) Foi um movimento que dividiu a Igreja Católica, criando as chamadas Igrejas Protestantes.
b) Também chamado de Ilustração, o Iluminismo foi um movimento intelectual e político que aconteceu na Europa durante o século XVII.
c) O Iluminismo iniciou-se entre os participantes do clero e da nobreza.
d) A Enciclopédia era uma coleção de livros sobre a técnica de equitação, muito praticada entre a nobreza.

2. Leia os textos abaixo.
“Não concordo com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las”. (Voltaire)
“Renunciar à liberdade é renunciar à qualidade de homem, aos direitos da humanidade e até aos próprios deveres.” (Rousseau)
Sobre a liberdade, escreva F (falso) ou V (verdadeiro).
(    ) A liberdade consiste em discordar sempre que possível dos outros.
(    ) Não é possível exercitar a condição humana sem ser livre.
(    ) Todo homem é livre e esse direito deve ser defendido.
(    ) A liberdade de expressão é um direito de todo indivíduo.
A sequência correta é:
a) V  V  V  V
b) F  F  F  V
c) F  V  V  V
d) V  F  F  F

3. Marque com um X os personagens que não fazem parte do grupo de iluministas.
 a) Voltaire e Diderot
 b) Leonardo da Vinci e Miguelângelo
 c) Diderot e D’Alembert
 d) Montesquieu e Rousseau
 e) Adam Smith e David Ricardo

4. No século XVIII, a sociedade europeia era estamental, significando que:


 a) Não pagavam impostos.
 b) Sobre a nobreza recaíam os impostos cobrados pelos monarcas do Antigo Regime.
 c) Todos podiam ocupar determinados cargos da administração pública, com direito a receber títulos e pensões
     vitalícias e hereditárias.
 d) A origem ou o nascimento de cada indivíduo determinava sua posição na sociedade.
QUESTÕES ABERTAS:

5. Comente sobre o que motivou os operários ingleses ao movimento ludista.

6. Explique o que foi o movimento cartista (Carta do Povo) e relacione as conquistas desse movimento.

7. Identifique o principal objetivo das trade unions.

8. Leia atentamente para responder as questões 1 e 2.
“A Enciclopédia consiste, fundamentalmente, em uma súmula das grandes descobertas científicas e técnicas da época, bem como dos grandes desenvolvimentos filosóficos e artísticos que marcaram o progresso da humanidade no período moderno. A obra reflete a pretensão pedagógica e reformista de seus idealizadores, que pretendiam com isso tornar o saber acessível, libertando o homem da ignorância e das superstições e, dessa forma, transformando a sociedade; uma sociedade de homens cultos, dominando os princípios básicos do conhecimento técnico e científico, seria forçosamente mais livre e igualitária.”
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
Agora, responda:
a) De acordo com o texto, qual a proposta dos enciclopedistas? (0,5)
b) Qual era a visão de mundo dos ilustrados? (0,5)

9. A partir de sua observação com relação à figura abaixo, analise o que o autor desejou representar com sua produção artística. Nós poderíamos utilizar uma gravura semelhante para caracterizar a sociedade brasileira atual? Justifique sua resposta.


Representação dos três Estados da sociedade francesa

10. Relacione as principais críticas dos intelectuais europeus no séc. XVIII que levaram ao movimento chamado de Iluminismo ou Ilustração.

Respostas das questões abertas:






























Gabarito:

1, B
2. C
3. B
4. D
5. Quando houve a mecanização do trabalho, muitos ficaram desempregados, culparam as máquinas por essa situação e, assim, acabaram por reagir destruindo as máquinas. Esse movimento de quebra-máquinas foi chamado de ludismo.

6. Em 1837 uma associação de trabalhadores enviou ao Parlamento inglês um documento contendo um abaixo assinado com mais de um milhão de assinaturas (Carta do Povo), onde reivindicavam o voto secreto, o sufrágio universal masculino e parlamentos renovados anualmente. Nessa primeira vez, não obtiveram sucesso, mas insistiram três anos depois, com mais de 3 milhões de assinaturas. Conseguiram aumento de salário e redução de jornada de trabalho.

7. As trade unions seram associações que tinham por objetivo organizar as lutas dos operários por melhores condições de trabalho e maiores salários.

8. a) Os enciclopedistas pretendiam tornar o saber acessível, acabando com a ignorância e superstições.
    b) Os ilustrados (iluministas) acreditavam que somente uma sociedade de homens cultos seria mais livre e         igualitária.

9. A gravura representa uma charge da sociedade do antigo regime, criticando o peso do trabalho e dos tributos que recaíam sobre os camponeses. Atualmente podemos utilizar uma gravura semelhante, onde o povo estaria sendo explorado economicamente pelo Estado, do ponto de vista da cobrança de altos impostos.


10. Os iluministas criticavam a influência da Igreja, os privilégios da nobreza, a servidão no campo e a censura que, segundo eles, colocavam a sociedade europeia num período de trevas.

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