terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

6º A e B - 2ª postagem Roteiro de Estudo - 11/02/2014

(2)

A linha do tempo
·       Utilizamos a linha do tempo para organizar os acontecimentos, situando-os no tempo. Assim, temos uma visão do que vem antes (anterioridade), o que acontece ao mesmo tempo (simultaneidade) e o que vem depois (posterioridade).

Atividade para casa:
Faça no seu caderno.
Com ajuda de seus familiares, elabore uma linha do tempo de sua vida. Procure vestígios (fontes históricas) para ajudar na elaboração dessa tarefa. Você pode seguir o modelo do livro pág. 20.

O tempo cronológico e o tempo histórico
Para facilitar o estudo da história da humanidade, costuma-se fazer a seguinte divisão:
·         Pré-história: vai de mais ou menos 2 milhões de anos atrás até 4000 a.C.
·         História Antiga: de 4000 a.C. até 476 d.C.
·         História Medieval: de 476 até 1453
·         História Moderna: de 1453 até 1789
·         História Contemporânea: de 1789 até a atualidade

Significado das datas acima:
·         2 milhões de anos = aparecimento do gênero homo
·         4000 a.C. = invenção da escrita
·         476 = fim do Império Romano do Ocidente
·         1453 = tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos
·         1789 = Revolução Francesa

Todas as datas acima representam fatos que mudaram o modo de vida que predominava na Europa, sendo assim, essa periodização não pode ser aplicada a todas as sociedades.

Leitura da pág. 23 (Personagem) em sala de aula.

Tarefa: pág. 22

Está na hora de fazer o Guia de Estudo: pág. 8 à 11 para você saber se aprendeu direitinho o conteúdo dado.




2 comentários: