(2)
A linha do tempo
·
Utilizamos
a linha do tempo para organizar os acontecimentos, situando-os no tempo. Assim,
temos uma visão do que vem antes (anterioridade),
o que acontece ao mesmo tempo (simultaneidade)
e o que vem depois (posterioridade).
Atividade para casa:
Faça no seu caderno.
Com ajuda de seus familiares, elabore uma
linha do tempo de sua vida. Procure vestígios (fontes históricas) para ajudar
na elaboração dessa tarefa. Você pode seguir o modelo do livro pág. 20.
O tempo cronológico e o tempo histórico
Para facilitar o estudo da história da
humanidade, costuma-se fazer a seguinte divisão:
·
Pré-história:
vai de mais ou menos 2 milhões de anos atrás até 4000 a.C.
·
História
Antiga: de 4000 a.C. até 476 d.C.
·
História
Medieval: de 476 até 1453
·
História
Moderna: de 1453 até 1789
·
História
Contemporânea: de 1789 até a atualidade
Significado das datas acima:
·
2
milhões de anos = aparecimento do gênero homo
·
4000
a.C. = invenção da escrita
·
476 =
fim do Império Romano do Ocidente
·
1453 =
tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos
·
1789 =
Revolução Francesa
Todas as datas acima representam fatos que
mudaram o modo de vida que predominava na Europa, sendo assim, essa
periodização não pode ser aplicada a todas as sociedades.
Leitura da pág. 23 (Personagem) em sala de
aula.
Tarefa: pág. 22
Está na hora de fazer o Guia de Estudo: pág. 8 à 11 para você saber se aprendeu direitinho o conteúdo dado.
oi professora sou a Camilly do 6ºA
ResponderExcluirOi Camilly, que bom que você veio visitar meu blog. Bjs.
ResponderExcluir