terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

8º A e B - 3ª postagem Roteiro de Estudo - 04/02/2014

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Unidade 1: A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA

Observar gravuras da pág. 10 e 11

Introdução:

  •          Os índios no Brasil anteriores à ocupação portuguesa (1500): de 5 milhões de indivíduos, foram reduzidos a aproximadamente 360 mil, distribuídos em 215 povos.
  •          Utilizados como mão de obra escrava até o séc. XVIII (Amazônia e São Paulo), também foram vítimas de doenças trazidas pelos europeus e perderam suas terras para o homem branco.
  •          Atualmente vivem no Norte e Centro Sul  e lutam pelo direito às terras e pelas tradições.

Tema 1: As missões jesuíticas

  •          A Companhia de Jesus é uma instituição da Igreja Católica criada pela França em 1534, pelo espanhol Inácio de Loyola.
  •          Inicialmente itinerantes, os jesuítas pregavam o Evangelho, viajando por vários continentes.
  •          No Brasil e em outras regiões da América se estabeleceram e construíram colégios, onde utilizavam a educação para cristianizar os povos (colonos e indígenas).
  •          Os principais jesuítas no Brasil foram: Manuel de Nóbrega e José de Anchieta.
Observar imagens nas págs. 12 e 13.
Ler texto da pág. 13: O trabalho missionário de José de Anchieta
  •          Nos colégios missionários da colônia ensinavam retórica, humanidades, gramática grega e gramática latina.
  •          Para ensinar e catequizar os nativos, os jesuítas aprenderam a língua tupi e se organizaram em aldeamentos chamados missões ou reduções.
  •          Nas missões, impuseram o modo de vida cristão: abandono do politeísmo e crença num só Deus; desvalorização das funções dos pajés (curandeiros); abandono da poligamia (vários parceiros) e das práticas antropofágicas (ato de comer carne humana); mudança do tipo de moradia.
Ver infográfico das págs. 14 e 15

Tema 2: A conquista do sertão

  •          Os moradores da Vila de São Paulo eram pobres e não podiam comprar escravos africanos, que eram caros.
  •          Praticavam uma economia de subsistência não voltada para a exportação.
  •          Solução: organizar expedições de apresamento de índios, chamadas bandeiras, financiadas pelos próprios colonos.
Ver mapa e gravuras das págs. 16 e 17

  •          As bandeiras também procuravam metais e pedras preciosas, mas visavam principalmente a captura de índios nas missões jesuíticas, já que estes estavam acostumados à disciplina do trabalho e conheciam técnicas agrícolas ensinadas pelos jesuítas.
  •          Conhecidos por bandeirantes, os membros das bandeiras, que podiam variar entre centenas e milhares de homens, abriam clareiras nas matas para o cultivo de alimentos (feijão, milho e abóbora). Alguns deles ficavam no local e quando os demais retornavam, os produtos já estavam maduros para serem colhidos.
  •          Muitas dessas clareiras deram origem a atuais municípios no Brasil.
  •          Foi através de uma expedição comandada por Raposo Tavares que chegou até a região Amazônica, que esse território, antes pertencente à Espanha, tornou-se território português.
  •          Além das bandeiras, outros tipos de expedições também contribuíram para a ampliação das fronteiras do Brasil, tais como: as entradas e as monções.
  •         Entradas: eram financiadas pelo governo português para defender a região açucareira dos ataques de índios, além de procurar metais e pedras preciosas. As entradas ocorreram principalmente no Nordeste.
  •         Monções: levavam mantimentos, armas, tecidos, instrumentos agrícolas e escravos para as povoações urbanas no interior da colônia, navegando pelos rios, principalmente os rios Tietê e Paraíba do Sul.
Conhecimentos adquiridos dos indígenas

  •          Os exploradores aprenderam a se guiar pelos astros, a marcar caminhos golpeando troncos de árvores, perceber a aproximação de animais, localizar água potável e construir canoas em um tronco só (piroga).

Canoa indígena feita de tronco de árvore escavado a fogo - do caraíba piragua.
"Tomadas de pavor, dando contra os baixios,
As pirogas dos teus fugiam pelo mar..." 
(Olavo Bilac)



Tarefa: pág. 20 e 21


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