quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

6º A e B - 3ª postagem Roteiro de Estudo - 19/02/2014

Unidade 1: As origens do ser humano

Ver infográfico e analisar as questões propostas (pág. 24 e 25)

Tema 1: A evolução do ser humano

. As explicações sobre a origem da vida podem ser de cunho religioso ou científico, como por exemplo:
. Criacionismo: explicação religiosa contida na Bíblia (Gênesis), que defende a ideia de que há mais ou menos 6 mil anos Deus criou a luz, o céu, a terra e tudo o que nela existe. Essa teoria também está presente em outras culturas antigas, como a egípcia, povos indígenas, etc.
. Evolucionismo: É uma teoria científica que considera que todos os seres vivos se transformam ao longo do tempo e dão origem a outras espécies, há pelo menos 570 milhões de anos.

A seleção natural

. Charles Darwin e Alfred Wallace foram dois naturalistas que observaram e estudaram diferentes ambientes e defenderam a teoria de evolução de seres vivos através da seleção natural, ou seja, os seres que se adaptam ao ambiente têm mais probabilidade de sobreviver e os menos adaptados, têm mais chance de desaparecer. Ex: girafa.

. Design Inteligente: é uma teoria que une o criacionismo e o evolucionismo, afirmando que o processo evolutivo é resultado de um projeto de um ser superior inteligente (Deus).

Os hominídeos

. Os primatas eram mamíferos que surgiram há mais ou menos 70 milhões de anos. Alguns grupos dos primatas deram origem aos hominídeos, como os australopitecos (macacos do sul) que viveram no sul da África.
. Os australopitecos já andavam eretos sobre os dois pés e desenvolveram habilidades com as mãos, porém, não fabricavam instrumentos.
. O primeiro esqueleto de um australopiteco foi encontrado em 1974, na Etiópia, e foi batizado de Lucy. Estima-se que esse esqueleto tenha por volta de 3 milhões de anos.
. O mais antigo esqueleto de um australopiteco foi encontrado também na Etiópia (2010) e data de 3,6 milhões de anos. Foi denominado de Kadanuumuu (significa “homem grande”, na língua afar, da Etiópia).

Os primeiros humanos

. Os seres humanos fazem parte do gênero Homo, que surgiu aproximadamente há 2 milhões de anos, com maior volume cerebral e habilidade nas mãos.
. Existiram várias espécies do gênero Homo, porém, todas desapareceram , com exceção do Homo Sapiens, do qual faz parte o ser humano moderno.
. Algumas espécies do gênero homo:
. Homo habilis: fabricavam ferramentas de pedra (há 1,8 milhões de anos).
. Homo erectus: caçadores, utilizavam ferramentas de pedra lascada e foram os primeiros a deixar a África, seu local de origem.
. Homo neanderthalensis: parecidos com o ser humano moderno, viveram na Europa e Ásia entre 230 mil e 30 mil anos atrás.
. Homo sapiens: surgiu há 150 mil anos na África e se espalhou por todos os continentes. Era caçador e coletor e aprendeu depois a praticar a agricultura.
. Considerando a história do nosso planeta (5 bilhões de anos), o surgimento dos hominídeos é muito recente (3,5 milhões de anos).

Ver linha do tempo das págs. 28 e 29.

Tema 2: A vida humana no Paleolítico

. Paleolítico (Pedra Lascada): vai do surgimento do gênero Homo (2 milhões de anos) até o início da prática da agricultura (10 mil anos).
. Conhecimentos: produção do fogo (500 mil anos atrás), manifestações artísticas (pinturas rupestres), ferramentas mais aperfeiçoadas. Obs: o domínio do fogo foi importante para afugentar animais, aquecer no inverno, clarear a noite, cozinhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário