terça-feira, 10 de junho de 2014

6º A e B - 9ª postagem Roteiro de Estudo - 10/06/2014

                                                            
Cont. Tema 2: Como viviam os primeiros americanos

Mudanças na vida humana
Com as mudanças climáticas, onde se desenvolveram florestas e os animais de grande porte desapareceram, os homens aprenderam a preparar armadilhas para os animais menores e criaram novos hábitos alimentares, consumindo sementes e alimentos que antes não eram consumidos.
O início da agricultura na América
A agricultura na América desenvolveu-se primeiramente no Equador (América do Sul) e México (América do Norte), há mais ou menos 8 mil anos. Os alimentos cultivados foram: feijões, pimentões, abóboras, tomate e milho (América do Norte) e batata, batata-doce e mandioca (América do Sul).
O sedentarismo
A partir da agricultura, os grupos humanos tornaram-se sedentários e começaram a homenagear seus mortos, enterrando-os em urnas funerárias e fazendo oferendas de animais e ornamentos.
Avanços técnicos
A agricultura também incentivou avanços técnicos, tais como seleção e cruzamento de plantas e construção de canais de irrigação, além da observação da mudança que ocorria em cada estação do ano.
Tudo isso melhorou a qualidade de vida e houve um crescimento da população. Aos poucos, foram surgiram mais povoados e, em algumas regiões, cidades se formaram.
Mesmo assim, ainda havia pequenos grupos que continuaram vivendo de forma nômade e praticando a caça e a pesca.
Tarefa: pág. 56
Atividade em sala: Ontem e hoje (pág. 57)

Tema 3: O povoamento do Brasil

Uma época muito diferente da atual
Quando os primeiros seres humanos chegaram ao nosso território (Brasil) o clima era mais seco e frio. Existiam animais da megafauna, como os gliptodontes, preguiças-gigantes, tigres-dente-de-sabre, entre outros, que acabaram por desaparecer. Ver gravura e mapa na pág. 59
Esqueletos e objetos em Lagoa Santa
Em Lagoa Santa, Minas Gerais, foi encontrado o mais antigo vestígio de um humano no Brasil. Trata-se de um crânio feminino, de 11.500 anos mais ou menos. Por ser o mais antigo, é conhecido como “a primeira brasileira” e deram-lhe o nome de Luzia.
Foi feita nesse crânio, através de programas de computador, uma reconstituição da fisionomia de Luzia, constatando que ela possuía características muito parecidas com as dos atuais africanos e australianos. Ver foto da pág. 58.
Isso reforça a tese de que grupos humanos chegaram até a América do Sul, vindos da Polinésia e da Oceania.
O sítio de São Raimundo Nonato
A arqueóloga Niède Guidons descobriu no município de São Raimundo Nonato (Piauí), vários artefatos de pedra lascada e pedaços de carvão vegetal, que ela afirma serem de fogueiras. Esses objetos teriam cerca de 50 mil anos.

Tema 4: A vida dos primeiros habitantes do Brasil

Povos caçadores e coletores
Os primeiros habitantes do Brasil viviam de forma nômade e eventualmente, refugiavam-se em cavernas, onde deixaram pinturas rupestres, mostrando cenas de animais e pessoas. Faziam anzóis de ossos e conchas de caramujos perfuradas. Ver fotos na pág. 60
O fogo e os antigos habitantes do Brasil
Os antigos habitantes do Brasil já utilizavam o fogo para iluminar, afugentar animais, proteger do frio e assar a carne de animais caçados, conforme mostram os vestígios de fogueiras encontrados no Piauí.
Os povos dos sambaquis
Algumas populações de nosso território viviam nas regiões litorâneas e se alimentavam de peixes e moluscos. Ali se formaram colinas chamadas de sambaquis, formadas por restos de conchas deixadas por essas populações, onde foram encontrados também corpos sepultados. Alguns sambaquis chegam a atingir 30 metros de altura e 400 m de comprimento.
Os sambaquis também foram encontrados nas margens de rios e num deles (Rio Ribeira/SP) foi encontrado o mais antigo sepultamento, pois acharam um crânio de um indivíduo masculino, datado de aproximadamente 9 mil anos de idade.
Povos agricultores
Aqui no nosso território presume-se que a agricultura tenha começado por volta de 7 mil anos atrás, que cultivaram primeiramente a mandioca, algumas espécies venenosas, cujos venenos aprenderam a eliminar (ver gravura da pág. 61). Aprenderam também, mais tarde, a cultivar o milho, o feijão e o algodão.
A arte da cerâmica
Junto com a agricultura, iniciaram a produção de cerâmica. Feita pelas mulheres, era utilizada a argila misturada com areia, cascas de árvore e água, para essa atividade ceramista. As peças eram pintadas com pincéis feitos com penas de aves.
Os povos ceramistas
Na Ilha de Marajó (foz do Rio Amazonas) foram descobertos objetos de cerâmica muito bem elaborados, desenhados com linhas pretas e vermelhas, provavelmente feitos por artesãos especializados. São peças que fazem parte da chamada “cultura marajoara” e datam de aproximadamente 1800 anos atrás.
As moradias
Os primeiros habitantes do Brasil utilizavam madeiras, terra e folhas de plantas para fazer suas moradias e outros habitavam grutas.
Outros construíam suas habitações de acordo com as condições geográficas da área em que viviam, como por exemplo, as casas itararés, feitas pelos povos itararés, que viviam em terras altas do sul do Brasil. Alí, por causa dos ventos frios da região, esses povos construíram casas subterrâneas. Ver gravura da pág. 63.
Quando a região era mais baixa, construíam morros sobre os quais erguiam suas habitações.

Tarefa: pág. 64
Leitura do Em foco pág. 66 à 69


Nenhum comentário:

Postar um comentário